sábado, 6 de agosto de 2011

ESCOLA NORMAL DO CEARÁ

PRÉDIO LOCALIZADO NA R. LIBERATO BARROSO, 525 - CENTRO DE FORTALEZA E É DE PROPRIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

A pedra fundamental do edifício foi lançada em 2 de outubro de 1881 e a escola foi inaugurada em 22 de março de 1884.

O edifício foi projetado pelo engenheiro civil austríaco Henrique Foglare. A obra ficou a cargo do engenheiro civil Henrique Theberge, responsável pelas obras públicas provinciais, sendo executada pelo mestre pedreiro Francisco de Sousa Brasil.

Concluída em 6 de dezembro de 1882, a edificação só veio a ser utilizada dois anos depois. O edifício sediou a Escola Normal até 1923, quando foi ocupada pelo Grupo Escolar Norte da Cidade. O aspecto da edificação foi provavelmente “modernizado” nessa época, quando teve sua coberta modificada, implantando-se uma platibanda no lugar da antiga coberta à vista. O frontão triangular que marcava a entrada norte também desapareceu.

Em 1947 e 1954, o prédio serviu de sede para o Instituto Médico do Ceará. A partir dessa data, funcionou como a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Desde 1987, sedia o atual IPHAN.

O edifício, com dois pavimentos, possui planta dividida em três vãos, ficando a escada no vão central.

Foi construído em tijolo e cal, e sua estrutura horizontal é composta de barrotes no piso superior e tesouras de madeira na coberta. Os forros são de madeira tipo saia e camisa.

A fachada principal – encimada por balaustrada e um frontão arredondado em sua parte central – possui marcações horizontais, que definem a linha de piso do primeiro pavimento e de coberta e marcações verticais, definindo o acesso e a área do balcão, também com balaústres, no pavimento superior.

Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.

Fonte: Secult Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário