segunda-feira, 3 de maio de 2010

CIDADES CEARENSES - ORIGEM DOS NOMES - PARTE 6

O Ceará tem atualmente 184 municipios, com cultura, riquezas e costumes de um povo único. Nessa postagem não vamos destacar detalhes de cada município, mas somente a origem do nome. Clicando no link, você poderá ver informações completas no site ceará.com.br.

Ficheiro:Blaeu1640.jpg


LAVRAS DA MANGABEIRA - É uma alusão a atividade que foi exercida no local, a mineração, e o nome da árvore abundante na região, a mangabeira (Hancornia speciosa). Sua denominação original era São Vicente Ferrer de Lavras de Mangabeira, depois São Vicente das Lavras, Lavras e, desde 1911, Lavras da Mangabeira.

LIMOEIRO NO NORTE - É uma alusão as plantações de limoeiros feitas pelos índios Paiacu. Sua denominação original era Vila de São João do Jaguaribe, depois Limoeiro e, desde 1943, Limoeiro do Norte.

MADALENA - A origem do nome é por estar situado à margem esquerda do riacho Barrigas, um dos formadores do rio Quixeramobim e que, segundo Raimundo Girão, toma o nome de Madalena ao passar pelo Povoado.  

MARACANAÚ - Vem do tupi-guarani e significa lagoa onde os maracanãs bebem. Sua denominação original era Vila do Santo Antonio do Pitagaury e, depois 1890, Maracanaú.

MARANGUAPE - Vem do tupi-guarani maragoab e significa Vale da Batalha. O nome é uma alusão ao lendário cacique da tribo de índios que dominava a região. Sua denominação original era Alto da Vila , depois Outra Banda e, desde 1760, Maranguape.

MARCO - Suas origens remontam ao século XVIII, tendo como referência um marco divisório entre a Ribeira do Acaraú e Santana do Acaraú.

MARTINÓPOLE - O nome é uma homenagem ao Monsenhor Martins, um grande benfeitor da cidade.

MASSAPÊ - Vem do latim e significa Solo argiloso, compacto de coloração escura. Sua denominação original era Vila da Serra Verde e desde 1899, Massapê.

MAURITI - Palavra originária do tupi, que denominava uma palmeira humburity, que significa árvore que dá sumo, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias.

MERUOCA - O topônimo Meruoca vem do tupi e significa: Morada das Moscas , mberu : mosca; e oca: casa, morada.

MILAGRES - É uma homenagem a Padroeira Nossa Senhora dos Milagres.

MILHÃ - Milhã é um nome de um capim existente na região.

MIRAÍMA - Os principais fatores ascendentes do surgimento da cidade foram a construção do açude de igual nome e a ferrovia Sobral-Fortaleza. Chamou-se primitivamente São Pedro da Timbaúba.

MISSÃO VELHA - É uma alusão ao trabalho de catequese desenvolvido pelos frades Capuchinos.

MUCAMBO - Mucambo é uma palavra que se originou da língua Quimbunda, um dialeto africano, e é formada pelo prefixo Um e pelo sufixo Kambu, e significa morada, esconderijo. Makambu, depois Mucambo deu nome a povoação e posteriormente ao município que se formou nos sapés de Ibiapina.

MOMBAÇA - Mombaça é o nome de uma cidade africana. Antiga freguesia de Santo Antônio de Quixeramobim, o distrito passou a ser chamado de freguesia de Nossa Senhora da Glória de Mombaça em 1832.

MONSENHOR TABOSA - O nome Monsenhor Tabosa é uma homenagem ao Sacerdote Antônio Tabosa Braga.

MORADA NOVA - Sua denominação original era Aldeamento de Nossa Senhora das Montanhas, depois Vila do Espírito Santo de Morada Nova e desde 1925 Morada Nova.

MORAÚJO - Seu nome primitivo era Pedrinhas e o nome atual vem da junção das famílias Moreira e Araújo.

MORRINHOS - Suas origens datam do século XIX. Não encontrei informações sobre a origem do nome.

HOJE COMEMORA-SE O DIA DO SERTANEJO, DO PARLAMENTO, DO SOLO, DO PAU-BRASIL E O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário