quinta-feira, 29 de abril de 2010

CIDADES CEARENSES - ORIGEM DOS NOMES - PARTE 4

O Ceará tem atualmente 184 municipios, com cultura, riquezas e costumes de um povo único. Nessa postagem não vamos destacar detalhes de cada município, mas somente a origem do nome. Clicando no link, você poderá ver informações completas no site ceará.com.br.
 
FRECHEIRINHA - Suas origens datam do início do Século XX, quando no local se edificou um nicho de taipa, dedicado em honra à Nossa Senhora da Saúde (1903). Não encontrei referências quanto a origem do nome.

GENERAL SAMPAIO - É uma alusão a Antônio Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai, e patrono da infantaria do exército Nacional. Sua denominação original era Sítio Bom Jesus ou Boqueirão da Mãe Teresa, desde 1936, General Sampaio.

GRAÇA - O Município foi distrito de São Benedito, seu ano de Criação foi em 1987. Não encontrei referências quanto a origem do nome.

GRANJA - Homenagem a um Povoado ao Norte do Porto, em Portugal. Um dos Distritos, Ubatuba, teve o nome substituído para Ibuguaçu, que na língua dos Tabajaras Tapuias e Tremembés, habitantes da região, significa "Terra Grande". Seus nomes anteriores foram: Santa Cruz do Coreaú, Mocaboqueira e Mocavoqueira. Foi criado em 1776, sendo a sede elevada à categoria de cidade em 1854.

GRANJEIRO - Foi distrito de Caririaçú passando a municipio em 1957. Não encontrei referências quanto a origem do nome.

GROAÍRAS - Suas origens remontam ao final do Século XVII, com o nome de Riacho dos Guimarães, quando aí se estabeleceram os primeiros colonizadores da Ribeira, dentre estes o seu fundador, Lourenço Guimarães de Azevedo. Significa  "Mel que os pássaros gostam".

GUAIÚBA - O nome Guaiuba possui dois significados. O primeiro, mais popular, foi traduzido do tupi-guarani por José de Alencar, significando “por onde vêm as águas do vale”. Uma segunda versão designou o termo como sendo “bebida da lagoa”. Ambas fazem relação com o mais importante e abundante recurso natural da localidade, a água.

GUARACIABA DO NORTE - O Município foi criado em 1791, inicialmente chamou-se Rua Nova, Vila Nova Del Rei, Campo Grande, Ibuçu e Guaraciaba que quer dizer “Raio de Sol ou Cabelos Louros” em Tupi Guarani.

GUARAMIRANGA - Vem do Tupi guará (vermelho) e miranga ou piranga (garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceiçao e desde 1890, Guaramiranga.

HIDROLÂNDIA - Seu primeiro nome foi Cajazeiras, devido a um grande pé de cajazeira que ficava as margens do rio Batoque, que corta a cidade. Anos depois na cidade é encontrado uma fonte de águas sulfurosas e a elas se atribuem "milagres", dessa forma a cidade recebe um outro nome em homenagem à fonte, passando então a se chamar Hidrolândia, ou seja, terra das águas. Hidro = água e Lândia = cidade.

HORIZONTE - Horizonte é uma alusão a localização do povoado que tinha extensão que a vista não alcança. Sua denominação original era Olho d’Água, fazendo referência às inúmeras fontes hídricas existentes na região, depois Olho D`água do Venâncio e desde 1938, Horizonte.

IBARETAMA - Vem do Tupi Guarani e significa ibá: fruto, árvore frutífera; e retam: terra natal, pátria, região. Sua denominação original era Serra Azul , depois São Luís e desde 1938 Ibaretama.

IBIAPINA - Vem do tupi-guarani ybyá (terra, chão, solo), pina (pelada, sem vegetação, tosqueada) e significa terra tosqueada, terra limpa. Sua denominação original era São Pedro, depois São Pedro da Baepina ou Baiapina, São Pedro de Ibiapina e, desde 1938, Ibiapina.

IBICUITINGA - Era distrito de Morada Nova e se chamava "Areia Branca", depois passou a se chamar Ibicuitinga, que em Tupi Guarani, também quer dizer "Areia Branca".

ICAPUÍ - Vem do Tupi Igarapuí (ygara: canoa, puí: rápida, veloz) e significa canoa ligeira. Sua denominação original era Caiçara e desde 1943, Icapui.

ICÓ - Sua origem vem de uma das tribos que habitavam às margens do Rio Salgado, denominada ikó.

IGUATU - Vem da língua tapuia ig ou i (água) e catu (bom, boa) significado rio bom ou água boa. É uma alusão a grande lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade. Sua denominação original era Venda, depois Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha, Missão da Telha, e Telha desde 1883.

INDEPENDENCIA - O nome diz respeito à suas consecutivas perdas do status de município, que por muitas vezes aconteceu, e muitas vezes conseqüetemente o município coquistava sua "Independência".

IPAPORANGA - Chamou-se primitivamente Franklinópole, nome originário do doador do respectivo terreno (Franklin José Vieira), não aceito pela Comissão Organizadora dos Municípios e convertido em Águas Belas. Em 1987 assumiu o status de municipio com o nome de Ipaporanga, que em Tupi quer dizer "Águas belas ou Lagoa Bonita".

IPAUMIRIM - Ipaumirim vem do tupi-guarani e significa lagoa pequena ou alagoinha. Sua denominação original era Unha de Gato, depois Alagoinha e, desde 1943, Ipaumirim.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber de onde a sra. tirou esta informação de que o nome de Ipaumirim seria Alagoinha (até aí, tudo bem) mas antes de Alagoinha seria Unha de Gato. Qual a fonte desta informação?

    ResponderExcluir
  2. A sra. pode conferir no link abaixo, que terá mais informações
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipaumirim

    ResponderExcluir