terça-feira, 24 de novembro de 2009

PONTOS TURISTICOS DE FORTALEZA - PARTE 2


FAROL DO MUCURIPE
O antigo farol foi uma homenagem à Princesa Isabel. Construído em estilo barroco, entre os anos de 1840 e 1846, pelos escravos, foi desativado em 1957 e desativado em 1982, abrigando o Museu dos Jangadeiros. Atualmente, funciona o Museu do Farol e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Endereço: Avenida Vicente de Castro, s/n - Mucuripe


FEIRINHA DA BEIRA-MAR
Feira de artesanato típico da cultura cearense que funciona todos os dias a partir das 17h. Lá, os turistas podem encontrar uma grande variedade de artesanatos: quadros, garrafas coloridas, redes, rendas, e etc.
Endereço: Avenida Beira Mar (Em frente ao Clube Náutico)


FORTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
Foi construído em 1649, pelo holandês Matias Beck, às margens do Riacho Pajeú, quando recebeu a denominação do Forte de Schoonemborch. Em 1654, após a expulsão dos holandeses, os portugueses ocuparam o forte, rebatizando-o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Foi, depois de 1819, que a Fortaleza tomou a forma que hoje tem.
Endereço: Avenida Alberto Neponuceno, s/n.Centro

IGREJA DO ROSÁRIO
Está localizada na Praça General Tibúrcio (Praça dos leões). É o mais antigo templo da cidade, datando do século XVIII. Por volta de 1970, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez reparos na Igreja, à época ameaçada de ruir. No ano seguinte, foi erguida à pedra e cal. Conta-se que nas paredes do templo foram enterrados corpos de escravos mortos. A igreja ainda possui de original o altar de madeira, portais, imagens e luminárias. É protegida por Lei Estadual.
Endereço: Rua do Rosário, 2 - Praça dos Leões - Centro


MONUMENTO CASTELO BRANCO
Localizado no Palácio da Abolição, antiga sede do governo estadual, é o local onde repousam os restos mortais do ex-presidente do Brasil na época da ditadura, o cearense Humberto de Alencar Castelo Branco, e de sua esposa, Argentina Castelo Branco. Consiste num bloco de concreto com um arrojado balanço de 30 metros, e 23 placas com trechos de discursos e cartas do ex-presidente.
Endereço: Avenida Barão de Studart, 410 Aldeota


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Inaugurado oficialmente em 1980, no prédio da Biblioteca Pública Estadual Menezes Pimentel, hoje faz parte do Departamento Audiovisual da Secretaria de Cultura. Seu acervo dispõe de mais de 60.000 peças, entre negativos, fotos, slides, discos de cera e fitas-cassete, e também uma pequena biblioteca, com 1.600 exemplares de cordel.
Endereço: Avenida Barão de Studart, 410 - Meireles

MERCADO CENTRAL
O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É gerido pela ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção tendo sido construido ao lado da margem esquerda do Riacho Pajeú.
 

AVENIDA MONSENHOR TABOSA
Avenida repleta de lojas onde o turista tem diversas opções de lojas e restaurantes. Localizada próximo ao centro cultural Dragão do Mar e ao Seminário da Prainha.


Um comentário:

  1. ámei muito obrigada me ajudou no meu trabalho da escola,seu site é um show

    ResponderExcluir